segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Como desenvolver o instinto de liderança?

Para ser um líder, você precisa passar pela experiência de liderar. Lembre-se, primeiramente você deve liderar a si mesmo, você é o primeiro membro da sua equipe. Visões fundamentais que um líder deve ter:

  • Visão clara do objetivo que se quer atingir e onde se quer chegar.
  • Ser preciso, claro, objetivo e efetivo na comunicação. (consigo mesmo e com os outros)
  • Inspirar a si mesmo e também os outros.

Falta de coragem, desânimo e insatisfação não são causadas por coisas ou ausência delas, mas sim por falta de uma mentalidade adequada, por não ter visão. Saiba aonde você quer chegar, por qual caminho quer trilhar e levar a empresa. Na natureza a águia a águia-de-asa-redonda consegue enxergar um ratinho se escondendo quando ela está voando a cinco quilômetros de altura. Enxergar mais, ter uma visão privilegiada oferece vantagens no mundo empresarial. Os líderes, gerentes e empresários com pequena visão, são como os ratinhos que não enxergam a águia vindo e são destruídos. Já os empreendedores com visão apurada, que enxergam longe, esses acabam com a concorrência.

Os empresários do ramo das ferrovias não ligaram quando o transporte aéreo começou a crescer, eles achavam que estavam no ramo das ferrovias, mas na verdade eles é no ramo dos transportes. A mesma falta de visão acontece com a Blockbuster que alugava VHS e posteriormente DVD para as pessoas verem em casa. A Netflix surgiu em Los Gatos (Califórnia), em 1998; e oferecia o serviço de alugar e enviava os DVDs pelo correio. As pessoas assinavam mensalvemnte a Netflix e podiam ter até três DVDs em casa por vez. Escolhia-se os DVDs pelo site e recebia os filmes pelo correio.

Era um modelo inovador e vantajoso, não se pagava taxa por atraso na devolução dos filmes, além da comodidade, etc. Você podia ficar com os filmes por quanto quisesse, afinal você pagava uma assinatura mensal, contudo, só se podia pedir novos DVDs após devolver os anteriores. A assinatura mensal é uma estratégia inteligente de fidelização de clientes. Em 2000 Reed Hastings (fundador da Netflix), se encontrou com os executivos da Blockbuster, ele queria fazer uma parceria; o CEO da Blockbuster, John Antioco, achou a proposta ridícula. Após 10 anos a Blockbuster faliu. O ramo da Blockbuster não era o de alugar DVDs, ele deveria ter o objetivo de fazer os seus clientes assistir os filmes no conforto do seu lar da forma mais vantajosa possível.

Visão não é somente "o que fazer" mas também "o que não fazer". Somos o que fazemos e somos também o que não fazemos, e as empresas também. A Red Bull, é a empresa mais famosa que vende energético; ela poderia usar a força da marca para lançar novos produtor, como suplementos alimentares e barras de cereais por exemplo, mas ela não fez nada. Ela prefere manter o foco no seu único produto e continuar sendo a líder mundial no ramo. "não fazer" também é uma escolha e é uma escolha importante.

De outro lado a Sony atua em muitos ramos, mas ela só é boa no ramo das TVs. Sua baixa rentabilidade nas áreas em que ela é menos competitiva acaba diminuindo sua rentabilidade.


ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A VISÃO

Pergunte "Por quê?". Isso é a coisa mais importante que você pode fazer. Por que quero ser rico? Por que quero começar esse projeto? Por que quero que a minha empresa seja a número um no mercado?
Expresse seu pensamento com uma área diferente do cérebro, desenhe sua visão em uma folha de papel. Após desenhar, escreva a sua visão, várias vezes, até que você consiga expressar realmente aquilo que deseja. Espere um ou dois dias para avaliar aquilo que escreveu e melhorar o texto, provavelmente você terá novas ideias.

A sua estratégia/visão/projeto deve ser algo imaginável, deve ser algo adaptável, porém não deve ser muito vago. Deve beneficiar as pessoas, os consumidores. Sua meta deve ser algo ancorado na realidade, algo realizável. Seja autêntico, seja congruente com aquilo que você é e com o que acredita.

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