Havia um rei que teve um sonho que o deixou aterrorizado, no sonho todos os dentes caiam de sua boca. Chamou um dos seus conselheiros, um grande sábio e adivinho e pediu que desvendasse o pesadelo. O sábio interpretou dizendo: - Meu rei, é terrível o que espera por vós, todos os seus parentes serão mortos, não restará nenhum; sua esposa, filhos, netos e irmãos, todos morrerão; o único que restará será vossa majestade.
O rei sentindo-se insultado, responde: - Pretendes amedrontar o rei? Como ousa me dizer uma coisa dessa! E mandou que o sábio fosse enforcado. Então, o rei mandou que chamassem um outro sábio e adivinho. O segundo sábio disse:
- Meu rei, o sonho significa que você viverá mais que todos os seus parentes. O rei que já estava ficando velho, ficou feliz e mandou recompensar o sábio.
A verdade é como um diamante lindo de um quilo, pode ser usado para dar de presente com uma fita amarrada, simbolizando sua preciosidade, mas também pode ser usado para acertar a cabeça de alguém como se fosse uma pedra comum.
Voltando ao assunto...
Vários animais são capazes de se comunicar; a comunicação humana é muito complexa e pode causar problemas para quem não tem domínio sobre ela; e pode aumentar o grau de liderança perante os outros para aquele que sabe transmitir uma ideia; isso pode até ser uma vantagem competitiva para sua empresa. Várias pesquisas indicam que um dos grandes problemas dentro das empresas; ainda hoje é, a comunicação com ruídos, em outras palavras, comunicação imprecisa e ineficaz.
COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO
- Seja autêntico. Você provavelmente tem alguém que admira, talvez um orador ou palestrante que você acha fantástico, porém não tente imitá-lo. Descubra aquilo que faz você gostar dele, e use isso para criar um modo próprio de comunicação, sem fazer tipo, sem imitar ninguém, quem querer falar bonito demais.
- Seja objetivo. Tanto na comunicação verbal quanto na escrita seja sucinto, menos é mais. Não estou dizendo para você ser um robô ou monossilábico com os funcionários; lembre-se de um orador que você admira. Antes de uma reunião ou apresentação, escreva as partes importantes daquilo que quer comunicar. Então, reescreva cortando palavras. Depois, quando ficar bom, ensaie sua apresentação com o texto reduzido até se sentir confortável.
- Adaptação. Adapte a sua comunicação ao público.
- Foco naquilo que é importante. Foque nos pontos importantes, se você tiver mais de 2 ou 3 pontos importantes em uma comunicação as chances do seu ouvinte se confundir aumentam. Comunique os pontos importantes de forma fracionada, se tem 10 pontos importantes, fale no máximo 3 pontos por comunicação, seja pessoal ou por e-mail. Cada caso é um caso, mas isso seria o ideal. Existe uma "fórmula" para se conseguir um maior entendimento do ouvinte. Você diz sobre o que vai falar, dizendo que vai falar sobre tal coisa e tal aspecto é muito importante, depois você faz o seu discurso/comunicação, e para finalizar você comenta sobre aquilo que disse, resumindo e focando nos pontos importantes.
- Diga com sua palavras para ver se entendeu. Um líder também deve entender aquilo que os outros e seus funcionários querem comunicar. Para ter certeza que entendeu, após receber uma mensagem, repita para o comunicador aquilo que você entendeu, usando as sua próprias palavras. Exemplo: "O Pelé é o rei do futebol, mas para mim o melhor de todos é o Garrincha." Então você acha que o Garrincha é melhor que o Pelé?" Enfim, você comunica aquilo que entendeu, com o objetivo de ser corrigido caso não tenha entendido bem. Também é útil que seus funcionário façam o mesmo, tente induzi-los a repetir a informação para ver se eles entenderam. Mas não trate as pessoas como robôs, "repete para eu ver se você entendeu" as pessoas não gostam de serem colocadas em provas o tempo todo, e não gostam de ter suas inteligências subestimas.
- Saiba ouvir. Muitas vezes estamos tão ensimesmados que não conseguimos prestar atenção no outro. Saber ouvir parece fácil, mas não é. É preciso atenção, entender o que o outro quer dizer e não de fato aquilo que disse. Qual o propósito da comunicação e seu objetivo. Entender os pontos mais importantes e prestar mais atenção neles. A maioria das pessoas considera aquilo que diz, em geral, mais importante do que aquilo que ouvem, com isso percebemos que temos que estar mais atentos ao que o outro fala.
- Conheça seus funcionários, tenha interesse em saber sobre eles. Assim eles vão te respeitar muito mais.
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