sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Liderança parte 4 - Erros dos líderes

IMEDIATISMO

Para atingir status e reconhecimentos muitos profissionais colocam em risco o futuro da empresa e os funcionários. Esse tipo de pessoa é calculista e quer se dar bem, quer mostrar resultado, mas a que preço? Por exemplo, forçar a equipe a fazer hora extra ou aumentar a carga horária pode até trazer resultado a curto prazo, mas a que preço?

Se os funcionários dormem menos, se alimentam muito rápido, não tem tempo para cuidarem de si por causa do excesso de trabalho, daqui à 5 ou 10 anos eles perceberão que não vale a pena, e vão sair da empresa. E o gasto para contratar profissional? Os profissionais contratados por mais qualificados que sejam vão precisar de tempo para se adequarem aos valores da empresa e ao modo de trabalho, levará tempo até entenderem os pormenores da empresa. Isso vai gerar prejuízo para empresa.

Quem permanecer na empresa vai estar desmotivado, o que vai gerar um aumento no absenteísmo. Quem conseguir continuar na empresa vai virar um líder medíocre, agindo do mesmo modo que seu chefe agia com ele, gerando um círculo vicioso de mediocridade; assim se a empresa quiser continuar competitiva e até mesmo evitar falir, terá que rever seus métodos de gestão.

COMUNICAÇÃO IMPRECISA

A comunicação imprecisa é um grande problema para empresas de todos os setores e tamanhos. Não é porque algo foi falado em uma reunião que significa que o receptor recebeu a mensagem e entendeu. A comunicação deve focar no receptor, só após ele entender a mensagem é que o objetivo da comunicação foi alcançado.

Muitos estudos indicam que um dos maiores problemas das empresas é a falta de comunicação. Elas emitem muito menos mensagens do que o necessário para que se possa ter uma comunicação eficiente. Por isso é importante que além de falar bem um líder saiba ouvir bem, entender aquilo que as pessoas dizem e suas necessidades.


CONTINUA...

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