quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Liderança parte 1

A liderança é muito pesquisada, tanto por psicólogos, sociólogos como por empresários. Existem por aí teorias sobre liderança para quem quer ter um mapa para se tornar um grande líder. Mas será que a liderança pode ser desenvolvida ou é uma habilidade inata?

O que fazer quando você percebe que precisa desenvolver liderança ou fazer com que um funcionário a desenvolva?

Bem, na verdade eu não tenho certeza se liderança é uma habilidade inata, talvez até seja, mas acho isso irrelevante. Acredito que qualquer habilidade humana é passível de ser desenvolvida ou melhorada, pelo menos até certo nível.

Eu acredito que você pode ensinar um garoto franzino criado pela vovó, que gosta de passar o dia todo jogando vídeo game a ser um jogador profissional de futebol americano. Mas é bem mais fácil ensinar um garoto que aptidão para o esporte. Essa afirmação pode parecer exagerada, mas nela está contida a minha crença no potencial humano.

Na verdade, eu acredito que um garotinho criado pela vovó, pode até ser um jogador melhor do que um menino que tenha nascido com qualidades esportivas inatas. Mas para isso ele deve querer.

Não adianta você promover para gerente ou supervisor aquele funcionário que não quer ser promovido. Quantas vezes você já ouviu: "- Eu prefiro ficar aqui mesmo, não quero pressão, não quero ser promovido".

Eu acredito que para criarmos empresas lucrativas, produtivas e duradouras é fundamental a capacidade de liderança. Nós não sabemos o quão longe podemos ir, não sabemos o nosso limite; mas podemos ser o melhor que podemos ser agora, podemos dar o nosso melhor, essa é a ideia. Liderança é fundamental, é poderosíssima para o sucesso; porém como colocar essa filosofia dentro da sua empresa?

Em uma matilha de lobos, muitas vezes, existe uma liderança compartilhada, entre o macho alfa, a fêmea alfa e até mesmo mais seis ou sete lobos que são "encorajados" a estarem preparados para assumirem o papel de líder. Ocasionalmente o líder da matilha permite que outro lobo lidere. É isso que deve haver em uma empresa. A capacidade de liderança dos funcionários é fundamental, mas para isso, como já disse, é preciso ter vontade de trabalhar.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário