sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Liderança parte 3- líderes medíocres

Você já deve ter tido um chefe que em vez de motivar os subordinados, fazem o oposto, travando o funcionário, tirando dele sua espontaneidade e autonomia; diminuindo as pessoas para ele se sentir superior, fazendo perguntas que já sabe a resposta só para parecer inteligente e testar os funcionários.

Sempre focam nos defeitos de qualquer tarefa, recorrem a sua autoridade formal para serem respeitados. Fomentam um ambiente cada vez mais estressante, falam muito... mas não fazem nada; não sabem escutar, só sabem falar e dar ordens.

Esses profissionais podem ter vasta experiência, conhecimento e excelente formação em suas áreas de atuação; porém são péssimos para liderar. Muitos desses profissionais se acham tão superiores que quando líderes acabam micro-gerenciando e centralizando todo o controle e ação neles mesmos. Eles não contribuem para o desenvolvimento dos seus subordinados para que eles possam tomar suas próprias decisões e com isso se tornarem melhores profissionais e possíveis líderes no futuro.

Não basta ser inteligente e capaz, se você tem uma função de liderança, você também deve se preocupar em ser um bom líder! Todo o líder cometerá erros em sua carreira, por isso é importante estar atento e sempre fazer uma auto-avaliação do próprio comportamento.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário