quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Capacidade de adaptação

Como disse Heráclito: "A única constante é a mudança".



O planeta Terra já mudou tanto, os seres vivos, dinossauros, vírus e bactérias que surgem, as transformações sociais, tecnológicas, culturais etc; lembre-se que tudo está em constante mudança, isso significa que sua vida vai mudar, cabe a você mudá-la para melhor ou para pior.

As mudanças trarão vantagens e desvantagens, devemos ter sabedoria para conseguir navegar nos mares das desvantagens e aproveitar o vento poderoso das vantagens.

Abaixo um trecho do livro "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll:

(...) "Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui?”
“Depende muito de onde você quer chegar”, disse o Gato.
“Não me importa muito onde...” foi dizendo Alice.
“Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá”, disse o Gato.
“...desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice, explicando.
“Oh, esteja certa de que isso ocorrerá”, falou o Gato, “desde que você caminhe o bastante.”
Alice percebeu que era impossível negar isso; então arriscou outra pergunta:" (...)

Se você não sabe onde quer chegar, então qualquer caminho serve. A melhor maneira de se adaptar ao futuro, certamente é criando o próprio futuro, essa é a diferença entre "jogar no ataque" e "jogar na defesa", embora certamente não exista de fato nenhuma garantia que o seu planejamento se realizará; e de acordo com a mutabilidade da vida, certamente não se realizará do modo que planejas, por isso é necessário ter capacidade de adaptação, para escalar muros, percorrer picadas e desviar de terrenos pantanosos. E para criar o próprio futuro também é preciso entender um pouco das tendências, ter visão, não adianta querer criar uma empresa que aluga filmes de forma física quando a Netflix está dominando o entretenimento online, como já dito em postagens anteriores.

Adaptar significa se tornar melhor, mais forte, mais apto, para isso é preciso evoluir, mas evoluir significa mudar para melhor, então vamos falar de mudança.


COMO MUDAR
  •  A MUDANÇA É URGENTE
Somos ocupados, temos muitas coisas para fazer durante o dia e acabamos fazendo apenas aquilo que é urgente, logo, é necessário criar um senso de urgência para garantir que a mudança ocorra, caso contrário ela ficará eternamente para o amanhã.

  • FORME UMA EQUIPE RESPONSÁVEL PELA MUDANÇA
Sozinho ninguém faz nada. Traga para você os líderes da sua empresa que representem pontos de vista e áreas diferentes, pessoas influentes e que sejam respeitadas dentro da organização, elabore junto com elas as mudanças necessárias.
  • OBJETIVO CLARO
O que vai mudar? É necessário saber onde se quer chegar, ter mente de forma clara, como será a empresa após a mudança. Essa mudança deve ser inspiradora, para que as pessoas queiram que essa mudança aconteça.
  • INFORME QUE QUER MUDANÇA
Para que as pessoas mudem você deve mudar e ser exemplo dessa mudança. Deve falar da mudança a toda hora, em e-mail etc. E fazer com que os seus gestores e líderes de equipes falem sempre sobre as mudanças para os seus subordinados e que sejam exemplos das mudanças. Em geral, as pessoas não enxergam as mudanças com bons olhos e é necessário esforço para passar por cima dessa resistência que elas tem.
  • MUDANÇA CULTURAL
Vou falar da cultura organizacional da empresa. Essa mudança é a mais difícil, mas a mais duradoura. Toda ação deve ter uma raiz profunda na cultura organizacional da empresa, e claro que a "mentalidade da mudança", saber que tudo muda e saber lidar com a mudança deve estar inserido dentro da cultura organizacional da empresa. Para manter a cultura organizacional da empresa, todo novo funcionário deve passar por um treinamento que vai iniciá-lo na cultura organizacional da empresa, tanto na teoria quanto na prática, através de imersão, esse é um treinamento muito importante. A cultura organizacional da empresa é a alma da empresa, ela tem uma função ao mesmo tempo inclusiva e exclusiva, isso quer dizer que algumas pessoas não vão se adequar e vão acabar saindo da empresa voluntariamente ou sendo demitidas mesmo, isso é benéfico e necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário