sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Capacidade de execução

Acredito que 90% das estratégias falham devido a falta de capacidade de execução. As estratégias podem ser copiadas, porém copiar a capacidade de execução é muito mais trabalhoso e quase impossível. Concentre-se naquilo que pode executar e administre a aleatoriedade.

Você não deve ficar nervoso e nem estressado por conta da adversidade da vida, afinal existem coisas que estão totalmente fora do teu controle e não há nada que possa fazer. Foque-se na sua capacidade de execução, nas atividades que tem total controle e pode prever o resultado e aumentar a produtividade, eficácia e eficiência. Muitas pessoas desperdiçam tempo e energia com coisas que não podem controlar, ao invés de focarem na atividade onde seu domínio é essencial e faz toda a diferença.

Por exemplo; um grande cozinheiro pensa em todos os pormenores para abrir seu restaurante, ele pensa em tudo que pode dar errado tentando se assegurar que eliminando todas as possibilidades de fracasso o negócio dará irremediavelmente certo. Entenda, o que o cozinheiro deveria fazer seria focar em fazer uma boa comida que é aquilo que ele sabe fazer, planejar o local etc, tudo isso faz parte do escopo do projeto, porém não deve-se achar que um bom planejamento é garantia de sucesso, pois não existe garantia de sucesso, o acontece é o fator "sorte" ou "acaso".

A "sorte" ou "acaso" favorece quem tenta, muitos dos "grandes" foram derrotados muitas vezes, levantaram todas as vezes e tentaram novamente e por isso venceram; é muito difícil e raro ganhar tudo de primeira. O grande jogador da seleção brasileira; o Cafu, foi reprovado em 9 "peneiras". Veja o vídeo:


Conheço restaurante meia boca que funciona a 20 anos e bons restaurantes que simplesmente não tem clientela, devemos tentar sempre, o sucesso e o fracasso não são 100% racionais e previsíveis, por isso a execução é a chave do sucesso, faça bem aquilo que você tem controle, ou seja, aquilo que sabe fazer bem. Ele tem total controle em fazer uma boa comida, mas tem pouco controle sobre falir ou não.

Vou ser repetitivo, afinal isso é muito importante. Se o Cafu estivesse preocupado em não ser aprovado nas peneiras, ele teria desistido de ser jogador de futebol. Ao invés de ficar preocupado em ser aprovado ou não (coisa que não tinha nenhum controle), ele se preocupou em persistir e jogar o melhor que podia (coisa que tinha total controle); como resultado, se tornou um jogador da seleção brasileira.


COMO EMPREENDEDOR VOCÊ DEVE:
  1. Ser um estrategista.
  2. Ter ótima capacidade de execução (e não ficar planejando infinitamente ou não ser bom em nada).
  3. Saber desenvolver seus funcionários.
  4. Identifique os talentos, instrua-os e coloque-os em posições de liderança (se você for o único que sabe liderar na sua empresa ela vai falir, não pense igual os idiotas "não treino ninguém, depois ele sai da empresa e eu perco o investimento").
  5. Instrua-se cada vez mais.
Lembre-se tudo é culpa sua. Se algum funcionário fez alguma cagada e a culpa é somente dele, isso significa que a culpa é sua, instrua melhor, coloque ele em outra função, demita se for o caso, mas lembre-se que a culpa é sua.




Nenhum comentário:

Postar um comentário