sábado, 10 de novembro de 2018

Você é vela ou é fogo grande?

O vento energiza o fogo, mas também apaga a vela. Se fores vela, não resistirá as forças estressoras da vida, mas se fores um fogo grande, o vento o alimentará e o fará forte.

O estresse, ou nos mata, ou nos fortalece e fugir dele nos torna fracos. Lembre-se, as pessoas querem ser valiosas, elas querem ser como diamantes, duras e brilhantes; mas elas se esquecem que os diamantes só são formados sob grandes pressões.

O fogo deseja o vento para ser forte, então deseje a aleatoriedade, a incerteza e o caos. Se beneficiar, tornar-se mais forte diante das adversidades da vida, do imprevisível, do inesperado, é uma habilidade, digamos assim, superior a própria resiliência. O resiliente volta onde estava, mas aquele que se torna mais forte com os desafios do inesperado, assim como o fogo se torna mais forte com o vento e o diamante só se torna "diamante" ao "sobreviver" a enormes pressões... Esses que se tornam mais fortes com as adversidades, eles não apenas voltam a ser o que eram, ilesos, eles se tornam mais fortes e preparados.



Essa característica foi o que  Nassim Nicholas Taleb chamou de antifragilidade. Se você já leu minhas outras postagens, sabe que no campo do empreendedorismo, saber lidar com a aleatoriedade da vida é vital, e que a execução é superior ao planejamento, já que a aleatoriedade da vida sendo uma espécie de "lei", vai fazer com que o seu plano não aconteça do modo que você previu, devido a uma série de fatores imprevisíveis.

Por isso você deve aprender a apreciar o risco, a aventura e a incerteza, levantar após cair e rir do próprio fracasso, e você fracassará muito, assim como o jogador Cafu, como já disse em postagem anterior, fracassou em nove "peneiras", eu disse que ele levantou 9 vezes após cair tombos feios (muito mais se levar em conta todas as dificuldades), se ele tivesse desistido nós nunca teríamos ouvido falar nele e eu não estaria aqui usando a história dele para explicar sobre a aleatoriedade da vida. Por isso aprenda a apreciar a caminhada.

Aqui está mais uma explicação de antifragilidade retirada do livro Antifrágil de Taleb:

"E quase sempre conseguiremos detectar a antifragilidade (e a fragilidade) usando um teste simples de assimetria: tudo o que surgir a partir de eventos aleatórios (ou de certos impactos) e que apresentar mais vantagens do que desvantagens será antifrágil; o inverso será frágil."

Pense em fragilidade e antifragilidade como graus em um espectro, como uma escala que vai do branco ao preto, passando por várias tonalidade de cinza.

Assim sendo, tornar-se "fogo grande" ou antifrágil será o objetivo de todo homem inteligente, criar seus filhos fazendo-os lidar com os agentes estressores do ambiente será o objetivo do homem inteligente. Criar os filhos dentro de uma redoma de vidro é estragá-los, prejudicá-los e torná-los frágeis, só ignorantes fazem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário