sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Se comunique como um líder

Um líder deve ter precisão na sua comunicação para que sua mensagem seja passada de forma clara, limpa e sem espaço para erros e confusões. Para a comunicação ser efetiva o ouvinte deve entender a mensagem. Por isso para se comunicar de maneira efetiva o líder deve adaptar sua mensagem ao ouvinte, existem várias formas de se dizer alguma coisa. Palavras diferentes, tom de voz, gestos, tudo conta.

Havia um rei que teve um sonho que o deixou aterrorizado, no sonho todos os dentes caiam de sua boca. Chamou um dos seus conselheiros, um grande sábio e adivinho e pediu que desvendasse o pesadelo. O sábio interpretou dizendo: - Meu rei, é terrível o que espera por vós, todos os seus parentes serão mortos, não restará nenhum; sua esposa, filhos, netos e irmãos, todos morrerão; o único que restará será vossa majestade.

O rei sentindo-se insultado, responde: - Pretendes amedrontar o rei? Como ousa me dizer uma coisa dessa! E mandou que o sábio fosse enforcado. Então, o rei mandou que chamassem um outro sábio e adivinho. O segundo sábio disse:

- Meu rei, o sonho significa que você viverá mais que todos os seus parentes. O rei que já estava ficando velho, ficou feliz e mandou recompensar o sábio.

A verdade é como um diamante lindo de um quilo, pode ser usado para dar de presente com uma fita amarrada, simbolizando sua preciosidade, mas também pode ser usado para acertar a cabeça de alguém como se fosse uma pedra comum.

Voltando ao assunto...

Vários animais são capazes de se comunicar; a comunicação humana é muito complexa e pode causar problemas para quem não tem domínio sobre ela; e pode aumentar o grau de liderança perante os outros para aquele que sabe transmitir uma ideia; isso pode até ser uma vantagem competitiva para sua empresa. Várias pesquisas indicam que um dos grandes problemas dentro das empresas; ainda hoje é, a comunicação com ruídos, em outras palavras, comunicação imprecisa e ineficaz.


COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO
  • Seja autêntico. Você provavelmente tem alguém que admira, talvez um orador ou palestrante que você acha fantástico, porém não tente imitá-lo. Descubra aquilo que faz você gostar dele, e use isso para criar um modo próprio de comunicação, sem fazer tipo, sem imitar ninguém, quem querer falar bonito demais.

  • Seja objetivo. Tanto na comunicação verbal quanto na escrita seja sucinto, menos é mais. Não estou dizendo para você ser um robô ou monossilábico com os funcionários; lembre-se de um orador que você admira. Antes de uma reunião ou apresentação, escreva as partes importantes daquilo que quer comunicar. Então, reescreva cortando palavras. Depois, quando ficar bom, ensaie sua apresentação com o texto reduzido até se sentir confortável.

  • Adaptação. Adapte a sua comunicação ao público.

  • Foco naquilo que é importante. Foque nos pontos importantes, se você tiver mais de 2 ou 3 pontos importantes em uma comunicação as chances do seu ouvinte se confundir aumentam. Comunique os pontos importantes de forma fracionada, se tem 10 pontos importantes, fale no máximo 3 pontos por comunicação, seja pessoal ou por e-mail. Cada caso é um caso, mas isso seria o ideal. Existe uma "fórmula" para se conseguir um maior entendimento do ouvinte. Você diz sobre o que vai falar, dizendo que vai falar sobre tal coisa e tal aspecto é muito importante, depois você faz o seu discurso/comunicação, e para finalizar você comenta sobre aquilo que disse, resumindo e focando nos pontos importantes.

  • Diga com sua palavras para ver se entendeu. Um líder também deve entender aquilo que os outros e seus funcionários querem comunicar. Para ter certeza que entendeu, após receber uma mensagem, repita para o comunicador aquilo que você entendeu, usando as sua próprias palavras. Exemplo: "O Pelé é o rei do futebol, mas para mim o melhor de todos é o Garrincha." Então você acha que o Garrincha é melhor que o Pelé?" Enfim, você comunica aquilo que entendeu, com o objetivo de ser corrigido caso não tenha entendido bem. Também é útil que seus funcionário façam o mesmo, tente induzi-los a repetir a informação para ver se eles entenderam. Mas não trate as pessoas como robôs, "repete para eu ver se você entendeu" as pessoas não gostam de serem colocadas em provas o tempo todo, e não gostam de ter suas inteligências subestimas. 

  • Saiba ouvir. Muitas vezes estamos tão ensimesmados que não conseguimos prestar atenção no outro. Saber ouvir parece fácil, mas não é. É preciso atenção, entender o que o outro quer dizer e não de fato aquilo que disse. Qual o propósito da comunicação e seu objetivo. Entender os pontos mais importantes e prestar mais atenção neles. A maioria das pessoas considera aquilo que diz, em geral, mais importante do que aquilo que ouvem, com isso percebemos que temos que estar mais atentos ao que o outro fala.

  • Conheça seus funcionários, tenha interesse em saber sobre eles. Assim eles vão te respeitar muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário